05 FEV 2024
FEVEREIRO ROXO & LARANJA

Neste segundo mês do ano as cores roxa e laranja se destacam para informar sobre doenças crônicas que acometem a população. Se você priorizar o cuidado a si ou a quem você ama, as chances de qualidade de vida confortável aumentam.

Fevereiro Laranja

A Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

Para doar, basta estar saudável, ter entre 18 e 35 anos e procurar um hemocentro munido de documento oficial com foto. A coleta de 5 ml de sangue é suficiente para identificar as características genéticas que serão cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de doação. Se o doador for compatível com algum paciente, outros exames são feitos.

Até o momento não existe uma maneira de prevenir a Leucemia, mas manter hábitos saudáveis de vida contribui para diminuir os riscos. Isso envolve uma alimentação e sono adequados, exercícios físicos regulares e evitar o tabagismo.

Fevereiro Roxo

A campanha Fevereiro Roxo foi criada em 2014, com o lema “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”. Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus são doenças crônicas e que não têm cura.

No entanto, há formas de controlar e retardar sintomas, além de existir tratamentos que permitem que o paciente conviva com as enfermidades. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para retardar e controlar sintomas.

Da mesma forma que a Leucemia, o Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus também não existem formas de prevenção, mas sempre, manter hábitos saudáveis serão os melhores aliados para uma vida com maior qualidade, postergando muitas vezes o desenvolvimento de alguma doença.

* Diminua o estresse;
* Pratique atividades físicas;
* Evite consumir álcool e cigarro;
* Invista na alimentação saudável;
* Se hidrate mais;
* Cuide mais do seu sono

Lembre-se que a sua equipe de cuidado ou seu médico de referência estão sempre cuidando melhor de você!

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024